Especialidades Terapêuticas

2009/08/10 às 23:51 | Publicado em Especialidades Terapêuticas | Deixe um comentário
Etiquetas: , , ,

Especialidades Terapêuticas

Psicologia Clínica (Adolescentes e Adultos)

  • Dra. Bruna Alves

A psicologia actua na avaliação, diagnóstico, orientação escolar e vocacional, tratamento e encaminhamento e pode ser realizada individualmente ou em grupo, família e casal.

As Áreas de Intervenção são: Avaliação Psicológica, Depressão, Ansiedade e Stress, Dificuldades relacionais, Isolamento Social, Fobias (ex.: social, de animais, espaços fechados, conduzir), Problemas Conjugais e Familiares, Disfunções Sexuais, Processo de Divórcio, Processo de Luto, Adaptação a Doenças Crónicas, Estilo de Vida Desequilibrado, Fadiga Crónica, Insónia, Anorexia e Bulimia Nervosa, Obesidade, Processos de Desabituação e Prevenção da Recaída para dependências de: Álcool, Tabaco, Drogas, Jogo Compulsivo, Compras, Internet, etc, Obsessões e Outros Comportamentos Compulsivos.

Psicologia Clínica – Infantil

  • Dra. Ana Franco

O psicólogo possui conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças. Este pode, mediante a observação e interacção com uma criança (brincando com ela), perceber se o seu desenvolvimento se está a processar dentro dos parâmetros esperados, se está lentificado ou pelo contrário acelerado.
Para além dos problemas de desenvolvimento as crianças podem apresentar uma série de outras dificuldades que são também facilmente identificadas por um psicólogo devidamente treinado ou até mesmo pelos familiares e/ou professores.

A Intervenção Psicológica inclui…
O Apoio Individualizado em crianças e adolescentes pode ser necessária em situações como:

  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Problemas de comportamento;
  • Agressividade;
  • Dificuldades de integração e desempenho na escola;
  • Medos, fobias, ansiedade;
  • Tristeza, apatia e indiferenças (Depressão);
  • Problemas de sono (pesadelos e insónias);
  • Atraso desenvolvimento;
  • Problemas relacionados com o controlo dos esfíncteres (Enurese);
  • Isolamento e dificuldades no relacionamento interpessoal.

 

Nutricição / Dietética

  • Dra. Alina Baldé

A Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e as suas relações com a saúde, o valor nutritivo dos alimentos, o metabolismo, o equilíbrio das dietas e os factores que interferem na saúde, os quais podem ser sociais, psicológicos, culturais e económicos.

A Dietética é uma área de intervenção interdisciplinar cujo objectivo primordial consiste na aplicação das ciências da nutrição e da dietética na prevenção e no tratamento de doenças e na promoção e educação da saúde, a nível individual e colectivo, assim como nas áreas da investigação, gestão e ensino.

Podologia

  • Dr. Pedro Vieira

Ciência da área da Saúde Humana actua na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias do membro inferior, nomeadamente do pé e das suas repercussões no Organismo Humano.

As patologias mais frequentes são onicomicoses (unhas com micose), Queratopatias (calosidades), onicocriptose (unhas encravadas), úlceras plantares, fasceites plantares (devido a alterações biomecânicas) e Papilomas víricos (Verrugas), esporão do calcâneo, entorses, dismetrias, neuromas, gretas/fissura, onicomicoses, úlceras, joantes, micoses dérmicas, escolioses, cifose/lordose, pé diabético, joelhos valgus e varus.

Terapia da Fala

  • Dra. Claúdia Silveira

Desenvolve actividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral, escrita e não verbal, assim como alterações relacionadas com as funções auditivas, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiração, deglutição e voz.

A sua intervenção passa por problemas de disartria, afasia, rouquidão, gaguez entre outras alterações da fala e linguagem em crianças e adultos.

Sinais e sintomas de alerta: Sensação de esforço, de secura, de comichão, de queimadura, de corpo estranho na garganta, fadiga vocal (fonastenia), rouquidão progressiva e/ou persistente por mais de 2 semanas, dor persistente na garganta ou durante a deglutição, aparecimento de uma “massa” no pescoço, pigarreio constante; que ocorrendo com alguma frequência, poderão ser indicativos de patologia vocal.

Fisioterapia

  • Fisioterapeuta Cristina Silva

É o ramo da sáude que estuda, avalia, previne e trata os disturbios do corpo humano e movimento consequentes das alterações de orgãos e sistemas humanos. Actua nas mais diversas áreas com técnicas, metodologias e abordagens especificas com o objectivo de tratar, minimizar e prevenir as mais variadas disfunções. Utiliza entre outros meios, o exercicio físico, terapias manipulativas, electroterapia e hidroterapia. Intervêm individualmente ou em grupo.

Trata as mais diversas patologias: hérnia discal, lombalgia, cervicalgia, ciática, tendinite, bursite, artrose, luxação. contracturas, recuperção pós-cirurgica de fracturas, próteses, traumatismos, bronquiolite, asma, doença pulmonar obstrutiva crónica, AVC, plexo branquial, paralisia cerebral, paralisia facial, traumatismo craneo-encefálico, torcicolo, entre outras.

Deixe um Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: